Como Testar o seu Multímetro Analógico

Sabemos que o multímetro é uma ferramenta incrivelmente versátil para realizar importantes verificações nos circuitos e nos componentes eletrônicos. Serve como voltímetro, amperímetro e ohmímetro. Mas para usá-lo você deve ter certeza de que seu multímetro funciona apropriadamente. Qualquer mau funcionamento dará resultados incorretos de testes. Vamos mostrar agora alguns procedimentos para testar seu multímetro.

As pontas de teste estão limpas?

Pontas de teste sujas ou corroídas podem causar resultados falsos. Portanto, use um limpador de contatos eletrônicos, para limpar ambas as pontas e, se necessário, os conectores do multímetro.

Ligue o multímetro

Selecione a configuração na escala de Ohms (Ω). Se o multímetro não estiver se auto ajustando, configure-o para a escala mais baixa de ohms.


Plugue as pontas de teste nos conectores 

Agora evite de tocar as pontas de metal com seus dedos enquanto junta as duas pontas. A resistência natural do seu corpo pode comprometer o diagnóstico do medidor.

O multímetro mostra uma leitura de zero ohm ou muito perto disso? 

Se o multímetro não possuir auto zerar, pressione o botão de Ajuste ou se for o caso, calibre com o potenciômetro de ajuste, até a agulha apontar zero ohm.
Mantenha as pontas em contato e aguarde uns dois segundos para que o multímetro se configure em zero.

E se não conseguir qualquer resposta do multímetro quando juntar as pontas?

Verifique o seletor do multímetro. Nada acontecerá se você estiver com o multímetro na escala de voltagem ou corrente. Se estiver na escala de ohms e a agulha não responde, verifique as pontas de testes que podem estar ruins. Conserte ou substitua as pontas por um conjunto novo.

Seu medidor estará calibrado sempre quando ele estiver lendo zero ohm com as pontas de testes se tocando. Faça este teste toda vez que usar o multímetro em qualquer uma das escalas de ohms.

Se seu multímetro tiver configuração de Continuidade, não utilize para ajustar o zero do medidor. O tom poderá soar quando o multímetro ler alguns poucos ohms, logo ele não dará a você a acuidade (qualidade do tom agudo) necessária. Recalibre o multímetro, utilizando a configuração Ohms para garantir a operação apropriada.   

0 comentários:

Postar um comentário